quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hoje - audiência com a Promotoria

No dia de hoje, 28 de setembro de 2011, às 14 e 30 min, a ACPA, através dos seus integrantes Alair Cassol, Lívia Cassol, Arlindo Luiz Disconzi, Eva Muller e Fátima Friedriczewski, teve audiência com a Promotoria de Justiça, onde foram apresentados os projetos para aquisição de recursos que melhorem a vida dos animais abandonados e daqueles de famílias que não tenham o poder aquisitivo suficiente , onde foi solicitada a ajuda para o pronto andamento dos mesmos.


Também foi falado sobre os cuidados com os animais nos rodeios, para que não sejam vítimas de agressões que fogem do propósito da tradição dos rodeios.


Essencialmente, o que a ACPA deseja e procura transmitir é a questão da nossa responsabilidade com os seres de outras espécies, que na maioria das vezes são completamente indefesos diante das atitrudes humanas.


Tanto os humanos como todos os seres de outras espécies são seres espirituais, criaturas do nosso Criador, e todos estão neste planeta para aprender e crescer espiritualmente. Enfim, somos irmãos, não importa a forma ou a aparência que tenhamos.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Feira de adoção de pequenos animais no sábado




Na última semana foram abandonados muitos filhotes no CCZ, bem como muitas mães e seus filhotes.
Agora todos já estão bem, desverminados e os que tem idade para isso, já com a primeira dose de vacinas.

POR ISSO CONVIDAMOS A TODA A COMUNIDADE PARA A FEIRA DE ADOÇÃO QUE ACONTECERÁ NO DIA 01/10/2011 NA PRAÇA MOISÉS VIANNA A PARTIR DAS 09 H.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE PARA QUE NOSSOS IRMÃOS DE OUTRAS ESPÉCIES TENHAM UMA VIDA MAIS DIGNA.

VAMOS ADOTAR UM AMIGO !

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Precisa de um lar



Esta cachorrinha foi encontrada numa construção no bairro Jardim dos Eucaliptos e foi levada pela proprietária do imóvel para o CCZ.

Ela está obesa, com artrose nas articulções, e já não caminha mais, só se arrasta, o que causa esfolados nas suas patinhas.

Procuramos por seus donos ou por alguém que queira adotá-la e amá-la.

Ela já está fazendo o tratamento para a artrose e uma dieta para equilibrar o peso e ajudá-la a andar.

Procuramos por alguém com muito amor pelos animais para dar um lar e uma família para essa cachorrinha.

Cirurgia reparadora para a cachorrinha agredida





Trabalho árduo e aprensão hoje no CCZ. A Dra. Eva Muller fez a cirurgia reparadora para recuperar a vagina da cachorrinha agredida. E a anestesia geral sempre contém risco para a vida dos seres, de qualquer espécie, ainda mais para um serzinho já tão machucado e fragilizado.

Felizmente correu muito bem.

Reparem na foto a técnica usada, parece uma mini prótese para auxiliar na função urinária e ao mesmo tempo proteger a parte interna.

No momento, ela está isolada, enquanto se recupera, o que pode levar muitos dias.

Estamos torcendo pelo seu pronto restabelecimento.

domingo, 25 de setembro de 2011

Pirulita - um final feliz

Pirulita foi abandonada no CCZ grávida, mas foi uma história mais feliz. Deu tempo dela ser desverminada, medicada e nutrida e os nenês nasceram bem.

Aí ela está amamentando a filharada, que estão todos bem gordinhos, pois ela está com bastante leite.

Mas já vamos pensando em bons corações para adotar esta criançada.

Micaela
























Micaela é o nome que damos para esta linda cachorrinha, que quase teve a perninha amputada.

Foi levada pelo seu dono ao CCZ, o qual contou que ela estava no cio, e os cachorros brigaram e acabaram machucando ela. Disse ainda que se ela não morresse, iria buscá-la de volta.


E que vai entegá-la de volta para ele ?


Nas fotos que tirei, ela já está melhor, recuperando tecido e pele, sendo atendida pela Dra. Eva Muller e pela Dona Maria, funcionária residente do CCZ.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Outras imagens do abandono - chocantes







Abandonados ou recolhidos por denúncia de maus tratos, magros de tanto carrapato, sem pelos ou quase sem por causa da sarna e dos fungos, eles encontram um abrigo seguro no CCZ, boa alimentação, cuidados médicos e esperam por uma alma boa que os adote.

Mas tem mais, muito mais, irei mostrando e contando um poucos das histórias.




Suspeita de violência sexual por humanos












Ontem acompanhei a Dra. Eva Muller num caso de denúncia por maus tratos. A vítima é essa cachorrinha das fotos, que uma até ficou fora de foco, pois minha mão tremeu diante do estado dela.


Segundo a denúncia, a família que era sua dona se mudou e a deixou atada com uma corda bem curta e que ela estaria com um tumor que o útero estava para fora.


Mas para a nossa surpresa ela está é um um prolapso vaginal muito horrível, que o abuso é além do que poderia ter sido feito por seres de sua espécie. Então, suspeita-se que ela foi abusada por humanos.


Pensamos que ela iria nos atacar, mas ela ficou tão feliz em nos ver que se deixou pegar e foi levada para o CCZ, onde a Doutora Eva prestou os primeiros socorros, higienizou, aplicou analgésico, anti-inflamatório,etc. pois ela necessitará de uma cirurgia reparadora da vagina nos próximos dias.

sábado, 10 de setembro de 2011

Pessoal feliz porque vai passear com a gente

               Eles são a coisa mais querida, quando nos enxergam com as guias, já sabem tudo e ficam pulando de alegria para passearem conosco.                                                   

Ainda mostras da crueldade humana

Cachorra policial muito idosa, sem dentes, foi abandonada no portão do CCZ paralítica, pois estava no último de artrose no quadril. Está assim magra no momento, por causa da dieta que auxilia no tratamento para artrose, mas já está caminhando e fica muito feliz quando nos vê.
Cachorrinha encontrada na rua, já cega do olho esquerdo, com infecção, que teve que ser muito medicada e ficou com visão monocular.
Cachorrinho abandonado com a pata quebrada, que está agora com a tala, e em estada de grande fraqueza.

Crueldade humana com os animais



Hoje alguns dos integrantes da ACPA e amigos  fizeram uma visita ao CCZ - centro de controle de zoonoses - para ajudar a levar a passear os cães, que lá abandonados, ficam em estado de grande tristeza.
Já é a segunda vez que a ACPA participa desta atividade no CCZ e a ideia é ampliar.

Mas o que nos choca é a crueldade humana, que parece não ter limites.

A cachorrinha poodle da foto, no colo da Dra. Eva Muller, foi abandonada há algumas semanas nos arredores do CCZ, muito idosa, com câncer nas mamas, com ferida aberta, já quase sem dentes e num estado de profunda fraqueza.

Segundo a Dra. Eva, veterinária responsável pelo CCZ, com medicação e curativos, foi possível fechar a lesão, mas não há como fazer uma cirurgia, pois a cachorrinha não sobreviveria à anestesia.

Com certeza, seus donos tiraram diversas crias enquanto ela tinha saúde para procriar e lucraram com isto, explorando a vida e a saúde do pobre animal.

No entanto, quando ela deixou de ser útil a interesses foi abandonada, nem foi entregue no CCZ, foi abandonada na rua, nas proximidades.

É doloroso ver o estado desta como de outros animais ali abandonados.

Eles fazem um alarido quando a gente chega, todos querem carinho, todos querem passear.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Logo da ACPA

Esta é a logomarca da ACPA e foi feita pelo designer gráfico Cláudio Brum, que é uma pessoa que também ama os animais.
E esta logo foi um presente do Cláudio para a ACPA.
Agradecemos de coração ao Cláudio Brum por este maravilhoso trabalho, e os animais também.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Breve Histórico da ACPA

BREVE HISTÓRICO DA ACPA - ASSOCIAÇÃO DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE SANTIAGO
          No dia 1º de dezembro de 1993, foi oficialmente criada a ACPA,em Santiago, com sede na Rua Pinheiro Machado , n° 1161.
Anteriormente um grupo de pessoas se reunia no Centro Cultural de Santiago, com a coordenação do sr. Olavo Sobrosa.
          O primeiro presidente da ACPA foi Edgar Dal’Osto, a seguir Leda Camargo e a atual é Maria de Fátima Franki Friedriczewski.
         Membros da associação fizeram campanhas de vacinações em bairros de Santiago, as vacinas eram doações de Veterinárias de Santiago.
         Desde o começo a ACPA concentrou esforços na luta pela criação de um centro de zoonoses pela Prefeitura de Santiago, onde animais  domésticos, abandonados ou feridos, teriam atendimento e acompanhamento sistemático, o que aconteceu em 4 de outubro de 2006.
A partir daí  os membros da ACPA, em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, promovem Feiras de Adoção, principalmente na Praça Moisés Viana.
         Em 2007, coordenada pela Professora Vera Regina Martins Silva foram feitas palestras em todas as escolas de Santiago, incentivando os alunos a participarem do concurso de redação e após foi editado o livro “Pequenas histórias de amor aos animais” com as melhores histórias criadas pelos alunos, e o livro foi lançado na Feira do Livro em Santiago em 2008.
Houve também a participação nas reuniões de Associações de Bairros de Santiago, incentivando a posse responsável de animais e o controle de natalidade de cães e gatos pelos moradores, nos bairros.
          Atualmente está em andamento o “Projeto Amar e Cuidar – pela saúde dos cães e gatos e seus donos”, com a finalidade de acolher, amar e cuidar os animais de nossa cidade, onde cada cidadão assuma a sua parte de responsabilidade evitando o abandono e sofrimento dos animais.
          A ACPA buscou parcerias com a Receita Federal e a Justiça Federal, para a aquisição de um ônibus, que será adaptado e reformado para se tornar uma unidade móvel que servirá de hospital veterinário itinerante.
                    Para 2011, com a coordenação da Professora Vera Regina Martins Silva, estará em desenvolvimento o Projeto Abate de Animais com Insensibilização, incentivando para que os matadouros evitem o sofrimento de animais ao serem abatidos para servir de alimento aos seres humanos.