domingo, 27 de novembro de 2011

Agradecimento aos Parceiros

A Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago/RS - ACPA, agradece a todos os parceiros no I Encontro de Bem-estar e Direito dos Animais e 1ª Cãominhada, pois sem eles este evento não teria tido o brilho que teve:

- Prefeitura Municpal de Santiago
- Secretaria Municipal de Saúde
- Vigilância em Saúde
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente
- Câmara de Vereadores de Santiago
- Grupo de Escoteiros Toutinegra
- Brigada Ambiental
- Guarda Municipal
-Hotel Accordes
- Churrascaria Gaúcha
- Restaurante do Mário
- Fazendo Arte
- Casa Lins
- Colaboradores Anônimos.

Outra participante especial



Essa linda cachorrinha foi recolhida do lixo quando bebê e os ratos tinham roído sua patinha. Participou da cãominhada no colo de sua dona.


Quando há tanto abandono de animais, esses exemplos são motivo de reflexão para todas as pessoas, para todos nós, quanto ao tratamento que damos aos nossos irmãos animais.



Momentos bonitos da Cãominhada

























O trajeto da Cãominhada foi da Praça Moisés Vianna até a Praça do QG, acompanhada pela Brigada Ambiental, pela Guarda Municipal e pelos escoteiros do Grupo Toutinegra, que cuidaram da segurança dos nossos especiais caminhantes.


Ao final da cãominhada a ACPA distribuiu medalhinhas de São Francisco de Assis, padroeira dos animais, a todos os participantes, colaboradores e aos taxistas do ponto de táxi da Praça do QG que ofereceram água fresca para todos os cães.


Podemos dizer que a cãominhada foi emocionante.





Eva, Jackie e Mel



Na chegada de Ijuí, Mel trocando a fralda e se preparando para cãominhar































Eu e Jean com a Electra



Correspondência recebida da URI

Clique na imagem para ampliar.

Momento pedagógico da 1ª Cãominhada: catando a caca













MEL - a cacchorrinha símbolo desta 1ª Cãominhada















































Mel veio de Ijuí com sua família somente para participar da 1ª Cãominhada. Ela teve sua coluna vertebral fraturada, foi encontrada abandonada, não tem movimento nas patinhas traseiras, usa fraldas e uma cadeirinha de rodas especialmente confeccionada para ela se locomover.


Ela e sua família são exemplos a serem seguidos.


E Mel é uma cachorrinha super feliz apesar das suas limitações.

1ª CÃOMINHADA DE SANTIAGO- UM SUCESSO





















A Cãominhada acontecendo.









Cães do Centro de Controle de Zoonoses chegando para participar da 1ª Cãominhada , conduzidos pelos integrantes da Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago/ACPA.


































sábado, 26 de novembro de 2011

"O cão e o gato como membros da família: a importância e as consequências do vínculo sobre o bem-estar"


















Dra. Ceres Berger Faraco, Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Psicologia discorreu sobre esse tema, propondo muitas reflexões: O que é bom para o animal ? O que é bem-estar para o animal ? O cão e o gato seriam mais felizes longes dos humanos ?






Esperamos que este seja apenas o início, o primeiro momento de uma construção educadora em favor da percepção dos animais como seres sencientes ( que sentem dor, frio, fome, abandono) e que a partir daí possamos entendê-los seres sujeitos de direitos.




Na ACPA nós somos sonhadores, mas lutamos pelos nossos sonhos, sonhos de uma vida melhor e mais digna para nossos irmãos animais.




1ª CÃOMINHADA




Convidamos a toda a comunidade santiaguense para levar seus cães e participar da 1ª Cãominhada, junto com os cães do Centro de Controle de Zoonoses que irão conduzidos pelos integrantes da ACPA, às 17 h , saindo do canto da Praça Moisés Viana, passando pelo calçadão e chegando até a praça do QG.




Sua presença é importante, venha participar !








Santiago - Cidade Educadora









Rodrigo Neres, Professor de História, Coordenador de Cultura de Santiago foi o expositor desse tema tão palpitante para nós, já que nossa cidade é uma das quatorze cidades brasileiras que fazem parte da AICE - que é o programa mundial referente as cidades educadoras.


Desde a primeira vez que vi o Rodrigo falar sobre Cidade Educadora no II Fórum Internacional de Literatura e IV Encontro de Escritores do Mercosul fiquei encantada com o projeto que tem tudo a ver com as ações da ACPA.



Continuação do I Encontro de Bem-estar e Direito dos Animais no dia 26/11/2011






"Atuação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente dentro do município de Santiago"




Palestra ministrada pelo Secretario Municiapal do Meio Ambiente Sr. José Leovegildo Fortes da Silva, Engenheiro Agrônomo, com especialização em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos, onde foram apresentadas as várias ações no âmbito ambiental que o município de Santiago desenvolve, tanto na coleta seletiva do lixo, nas usinas de recilagem, na proteção das nascentes, etc.

Homenageados da Associação de Conservação e Proteção aos Animais

No dia 1° de dezembro de 2011 a ACPA completa 18 anos de existência, onde diversas pessoas prestaram um trabalho voluntário em favor dos animais.




Para demosntrar a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho dessas pessoas, a ACPA fez uma singela homenagem com a entrega de um certificado de HONRA AO MÉRITO a:


- Manoel Olavo Ferreira Sobrosa

- Luiz Cassol

- Edgar Dall’Osto

- Arlindo Luiz Disconzi

-Leda Tomásia Camargo

-Júlio Saldanha

- Vera Regina Martins Silva


- Alair Cassol

- Tainã Steinmetz

- Márcio de Souza Brasil

- Eva Maristane Rodrigues Muller

- Júlio Cesar Viero Ruivo

- Chicão Gorski – in memorian .




Como todos sabem, no dia 1º de dezembro de 1993, foi oficialmente criada a ACPA,em Santiago, com sede na Rua Pinheiro Machado , n° 1161.


Anteriormente um grupo de pessoas se reunia no Centro Cultural de Santiago, com a coordenação do sr. Manoel Olavo Ferreira Sobrosa.



O primeiro presidente da ACPA foi Edgar Dal’Osto, a seguir Leda Tomásia Camargo e a atual é Maria de Fátima Franki Friedriczewski.




A diretoria e todos os integrantes da ACPA agradecem de coração a essas incansáveis pessoas pelo trabalho voluntário em favor dos nossos irmãos animais.


DIREITOS DOS ANIMAIS, DEVERES DOS HUMANOS

A segunda palestra da noite de 25/11/2011 esteve a cargo do Professor Antônio Augusto Biermann Pinto, Advogado, Especialista em Ciências Ambientais, Professor de Direito Ambiental na URI/Santiago.




O Professor Antônio Augusto fez uma instigante abordagem sobre o que é bem-estar e sobre o que são direitos dos animais, que foi tão envolvente que eram quase 23 horas e todas as pessoas permaneciam ouvindo atentas no plenário da Câmara de Vereadores, sucitando grandes momentos de reflexão sobre o tema.




O Professor Antônio Augusto tem um artigo chamado ALTERIDADE: CATEGORIA FUNDAMENTAL DA ÉTICA AMBIENTAL, que está disponível em http://http//www.fiscolex.com.br/doc_21913823_ALTERIDADE_CATEGORIA_FUNDAMENTAL_DA_ETICA_AMBIENTAL.aspx%20%20%20em%20%2003.11.2011%2023:52 em 03.11.2011 23:52 e também no sítio http://www.jusnavegandi.com.br/, que é um dos trabalhos onde nos inspiramos na ACPA para pensar que o animal é um outro, um semelhante, um irmão de jornada.




E convidamos a todas as pessoas que estiveram interessadas no tema a clicarem no link para a leitura.





I ENCONTRO DE BEM-ESTAR E DIREITO DOS ANIMAIS DE SAANTIAGO/RS





Dr. Manuel Renato Telles Badcke, Médico Veterinário, Especialista em Microbiologia, Professor do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, Ex-Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, Vereador em Santa Maria, foi o primeiro palestrante da noite de 25/11/2011 no I Encontro de Bem-estar e Direito dos Animais, na Câmara de Vereadores de Santiago.


Seu tema foi a MICROCHIPAGEM E A POSSE RESPONSÁVEL, onde discorreu sobre sua experiência em Santa Maria, tanto como professor da UFSM como de legislador, onde fez uma propositura que já é lei naquela cidade, visando responsabilizar os humanos pelo abandono de seus animais.


Além disso, trouxe-nos os modelos de projeto de lei e a lei já sancionada para iniciarmos a discussão sobre o tema em nossa cidade.


Sabemos que já há um projeto referente a microchipagem em andamento na Secretaria de Saúde de nosso município e a Secretária de Saúde, Sra. Mara Machado, prometeu verificar e agilizar o andamento desse projeto.

domingo, 20 de novembro de 2011

I ENCONTRO DE BEM-ESTAR E DIREITO DOS ANIMAIS E 1ª CÃOMINHADA





Venha participar !


Será fornecido certificado de dez horas para quem participar apenas das palestras e de quinze horas para quem participar das palestras e da Cãominhada.

Voltamos à idade da pedra lascada : saiu a lei que permite o sacrifício de animais em rituais religiosos

Foi aprovada a Lei que permite TORTURA de animais.

O Deputado Edson Portilho, do Rio Grande do Sul, teve a desventura de criar um projeto de lei que permite que os animais sejam torturados e sacrificados em rituais religiosos.

O parlamentar, sabendo que os protetores dos animais se manifestariam , fez a seguinte trama: marcou a apresentação para votação da lei num dia de julho, mas fez um chamado urgente e marcou a reunião às pressas, mais cedo.

Os únicos avisados foram os demais deputados .

Ou seja : não havia defesa. Os animais não tiveram oportunidade de ter pessoas que os representassem .

Quem poderia responder por eles? E aconteceu o que mais temíamos: houve 32 votos contra os animais e apenas 2 a favor .

Os animais agora poderão ter olhos e dentes arrancados e cortados em vários pedaços para fazer o tal Banho de Sangue.


Os animais que não servem mais para o ritual são mortos a sangue frio , conscientes e sem qualquer anestesia.


PARA ESCLARECER SOBRE ESTA BARBARIDADE, transcrevemos um artigo do blog:


http://www.ogritodobicho.com/2011/09/entenda-de-uma-vez-por-todas-lei-do.html


Para que entendam esta desgraceira toda:

1 - Em 2003 foi assinado a Lei 11915/2003 estabelecendo o Código Estadual de Proteção aos Animais do RS;

2 - O PL 282/2003, apresentado pelo então Deputado Edson Portilho, solicita a inclusão de um PARÁGRAFO devidamente aprovado pela Lei 12131/2004;

3 - Portanto, o Código passou a ter a inclusão de um parágrafo no art. 2º e está valendo desde aquele ano. Veja a redação final e o que diz o referido:

"Art. 2º - É vedado:
I - ofender ou agredir fisicamente os animais, sujeitando-os a qualquer tipo de
experiência capaz de causar sofrimento ou dano, bem como as que criem condições inaceitáveis de existência;
II - manter animais em local completamente desprovido de asseio ou que lhes impeçam a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade;
III - obrigar animais a trabalhos exorbitantes ou que ultrapassem sua força;
IV - não dar morte rápida e indolor a todo animal cujo extermínio seja necessário para consumo;
V - exercer a venda ambulante de animais para menores desacompanhados por
responsável legal;
VI - enclausurar animais com outros que os molestem ou aterrorizem;
VII - sacrificar animais com venenos ou outros métodos não preconizados pela
Organização Mundial da Saúde - OMS -, nos programas de profilaxia da raiva.
Parágrafo único - Não se enquadra nessa vedação o livre exercício dos cultos e liturgias das religiões de matriz africana. (Incluído pela Lei n° 12.131/04)"


Pois bem, o Ministério Público (acionado por ONG´s locais) está questionando a Inconstitucionalidade de tal "parágrafo". Segundo a companheira Lilian Rockenbach, está nas mãos do Ministro do Supremo Federal a decisão. Então, segundo a própria Lilian, "muito melhor do que assinar um abaixo assinado virtual é enviar um email para o Ministro do Supremo Tribunal Federal (marcosaa@stf.gov.br) com este texto sugerido":

“Exmo.Sr.Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello

Sou contra a matança de animais em cultos religiosos, rogo pelo provimento do recurso interposto nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 70010129690, pela qual está sendo invocada a inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 2º, da Lei Estadual nº 11.915/2003, que excepciona e, portanto, permite a prática de sacrifício de animais em cultos religiosos, para que seja considerada inconstitucional essa prática".
__________________
Peço que mandem com cópia para acompanharmos o numero de e-mails encaminhados: falabicho@falabicho.org.br
____________________
Para acompanhar a ação no STF, clique em
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2419108
_______________________
ESPERO que todos que receberam e-mails sobre o assunto ou mesmo compartilhamento no facebook, retornem com nossa postagem informativa. Para ler o texto completo da Lei que estabelece o Código no RS, é só CLICAR AQUI. http://http://www.falabicho.org.br/PDF/Lei-11915-2003-edsonportilho.pdf
.
Postado por Sheila Moura às 13:21 responsável por este blog.


_______________________________________________________

Por isso, vamos garantir que o deputado nunca mais consiga se reeleger .

Divulgue , para que EDSON PORTILHO não se eleja para mais nenhum tipo de cargo.

Se você tem CORAÇÃO e ama os animais, se você tem ALMA e não é um andróide disfarçado ou um desses híbridos reptilianos que semeiam o mal no mundo: vote não a esse deputado.

sábado, 12 de novembro de 2011

RODEIOS: O QUE VOCÊ ACHA DISSO ?


ESPORTE OU CRUELDADE ?


Ontem, 11 de novembro de 2011, aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma audiência pública, das 14 h às 18 h com a presença dos seguintes palestrantes:


Dra Vânia Tuglio – Promotora de Justiça com 15 anos de Ministério Público, dedica boa parte do trabalho na defesa de um grupo que não tem voz nem meios para se defender: os animais. Sua luta inclui a erradicação de problemas como o tráfico de animais, além de vaquejadas, circos e rodeios. Responsável direta pela proibição da exibição de animais nas festas de rodeio e assemelhadas na região de Itu, interior paulista. Uma das suas maiores conquistas foi a criação do GECAP, grupo especial de promotores que atuarão contra crimes ambientais, tendo trabalhado juntamente com o deputado estadual Feliciano Filho, desde 2009, para tanto.


Dra Irvênia Prada - Fez carreira profissional na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP como docente em Anatomia Animal, com foco em Neuroanatomia. Aposentada desde 1995, mas continua ligada à universidade como docente e orientadora no Curso de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da FMVZ – USP. Encontra-se inserida, há aproximadamente 15 anos, no contexto do Bem-Estar Animal, ou seja, ligada a várias entidades que trabalham com a proposta de proteção e defesa dos animais, atuando como palestrante, consultora, parecerista e articulista. Autora dos livros A Alma dos Animais (Editora Mantiqueira) e A Questão Espiritual dos Animais (Editora FE – Folha Espírita).


Sônia Peralli Fonseca - Bióloga, com especialização em Zoologia. Militante do movimento de proteção animal há 30 anos, é presidente da Sociedade Zoófila Educativa e do Fórum Nacional de Proteção Animal, entidade esta que congrega mais de 100 entidades de proteção animal em todo o Brasil, dentre suas realizações a entidade conseguiu, em 1998, incluir o artigo 32 na Lei de Crimes Ambientais, em 2001, por meio da Ação Civil Pública Ambiental com pedido de liminar para a desativação das câmaras de descompressão para sacrifício dos animais do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, e em 2009, a proibição da prova do laço no município de Barretos.


Roberto Gomes Vidal - Presidente da CNAR – Confederação Nacional de Rodeio, presidente da Revista Rodeo Country, vice presidente da CNTUR – Confederação Nacional de Turismo para Assuntos de Rodeio, delegado da Conferência Nacional do Esporte – Ministério do Esporte, fundador e diretor do SEADESP – Sindicato das Entidades de Adm. do Desporto no Est. SP, membro diretor da ONED – Organização Nacional das Entidades do Desporto, com assento no CNES – Conselho Nacional de Esportes.


O assunto principal tratado nessa audiência foi o Projeto de Lei n.º825, de 2011 que estabelece normas e diretrizes a serem seguidas nas festas de peão e rodeios no Estado de São Paulo, sem prejuízo de proibições e sanções previstas em outros dispositivos legais: Municipal, Estadual ou Federal, e dá outras providências, sendo uma iniciativa do Deputado Estadual Feliciano Filho.

Este é um bom exemplo para ser seguido em nossa cidade e em nosso Estado.


Este é um momento planetário mágico para os protetores dos animais: eis mais um seminário para debater sobre os direitos dos animais e consequentemente sobre os deveres humanos.

É hora de todos refletirem sobre o destino dos irmãos de outras espécies que habitam o planeta e fazem parte da vida.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vem aí o I Encontro de Bem-estar e Direito dos Animais de Santiago

I Encontro de Bem-estar e Direito dos Animais de Santiago/RS
I Cãominhada de Santiago/RS

Dias: 25 e 26/11/2011
Local: Câmara de Vereadores de Santiago
Valor da inscrição: Um pote para comida de cão ou uma lata de comida em patê para cão ou gato


“Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.”
Mahatma Gandhi

Realização: ACPA – Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago/RS

Apoio:
- Prefeitura Municipal de Santiago :Terra dos Poetas – Cidade Educadora
- SMS Secretaria Municipal da Saúde
- Vigilância em Saúde

Programação:

Dia 25/11/2011


19 h – Credenciamento

19 h 30 min – Abertura
Apresentação da ACPA

19 h 45 min

Palestra: "A Microchipagem e a Posse Responsável"
Palestrante: Dr. Manuel Renato Telles Badcke, Médico Veterinário, Especialista em Microbiologia, Professor do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, Ex-Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UFSM.

21 h 15 min

Palestra: "Direito dos animais e deveres dos humanos"
Palestrante: Prof. Antônio Augusto Biermann Pinto
Advogado, Especialista em Ciências Ambientais, Professor de Direito Ambiental na URI/Santiago.

Dia 26/11/2011

8 h 30 min

Palestra: "Atuação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente dentro do município de Santiago "
Palestrante: Sr. José Leovegildo Fortes da Silva
Engenheiro Agrônomo, com especialização em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos.

9 h 15 min

Palestra: "Santiago – Cidade Educadora"
Palestrante: Rodrigo Neres, Professor de História, Coordenador de Cultura de Santiago.

10 h

Palestra: "O cão e o gato como membros da família: a importância e as consequências do vínculo sobre o bem-estar"
Palestrante: Dra. Ceres Berger Faraco
Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Psicologia.

17 h

I Cãominhada de Santiago
Local
: Praça Moisés Viana


Você está convidado a ser a diferença que o mundo precisa.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ônibus hospital veterinário itinerante - sonho possível

No dia 25 de outubro de 2011, às 16 h e 30 min, os integrantes da ACPA tiveram uma reunião com o Sr. André Maffini, diretor da Empresa Centro-Oeste de transporte coletivo, onde foi falado sobre a possibilidade de doação de ônibus em desuso nessa Empresa para ser transformado em hospital veterinário itinerante.

O Sr. André Maffini recebeu gentilmente a equipe da ACPA e falou que isto não é tão difícil assim, pois existem ônibus em bom estado que estão à venda até por R$ 5.000,00 em Porto Alegre.

Para a ACPA que já teve um estrondoso não da Receita Federal em Santa Maria no ano de 2010, apesar dos noticiários darem conta da quantidade de veículos apreendidos estarem se deteriorando a céu aberto, as palavras do Sr. André Maffini foram um alento, pois fizeram ver que isto é um sonho possível.

Foi explicado ao Sr. André que o ônibus, depois de devidamente reformado conforme as normas do Conselho Nacional de Veterinária será repassado para a Prefeitura de Santiago, para atendimento aos animais domésticos de toda a comunidade que se enquadrar no quesito de baixa renda.

A finalidade precípua da ACPA é amar e cuidar dos animais de Santiago, desenvolvendo ações de conscientização dos direitos dos animais e dos deveres humanos e também ações práticas como em feiras de adoções e mini cãominhadas com os cães abandonados no Centro de Zoonoses e outras que se fizerem necessárias.

O Sr. André Maffini pediu que a ACPA formalizasse o pedido através de ofício, para que fosse encaminhado o pedido para o setor jurídico de sua Empresa, para verificação dessa possibilidade, o que já foi feito.

No momento, espera-se a resposta do ofício.

Um "pessoal" enorme está cheio de esperança !