terça-feira, 30 de abril de 2013

A ACPA está de luto

Nessa tarde, faleceu tragicamente Edgar Dal'Osto, que foi um dos fundadores da ACPA juntamente com o Dr. Disconzi e a família Cassol em dezembro de 1993.
Edgar também foi presidente da ACPA de 1993 a 2008.
Na sua gestão iniciou e se concretizou o sonho de se ter em nossa cidade um local que abrigasse animais recolhidos das ruas. Acima, a placa inaugurativa do Centro de Controle de Zoonoses, onde figura seu nome como presidente da ACPA, o do Prefeito Chicão, do então secretário de Saúde Júlio Ruivo e da Dra. Eva Muller, coordenadora do CCZ criado pela Lei Municipal nº 052/2006.
Ornitólogo dedicado, catalogou mais de duzentas e quarenta espécies de aves de nossa cidade e região, segundo seu amigo Dr. Disconzi.
Em 2011, por ocasião do I Encontro de Direito dos Animais, Edgar Dal'Osto foi homenageado pela ACPA pelos seus serviços prestados à causa dos animais.

sábado, 27 de abril de 2013

Muitas adoções

No dia de hoje se efetivaram nove adoções de filhotes caninos na Praça Moysés Vianna.
E mais uma vez a parceria da ACPA com o CCZ se consolida no trabalho em favor dos animais.
Ressalta-se, ainda, que esses filhotes que foram adotados serão acompanhados pela Dra. Eva Muller e pelos integrantes da ACPA até que tenham a idade adequada, para que sejam feitas as castrações e a microchipagem.
E como todos os adotados, também serão monitorados por tempo indeterminado.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia 27 de abril - 31ª feira de adoção - filhotes caninos

Neste sábado acontecerá a 31ª feira de adoção promovida pelo CCZ em parceria com a ACPA.
Estarão para serem adotados filhotes de cão que já foram desverminados e fizeram a primeira dose das vacinas.
A maioria deles foi abandonado junto com a mãe, então são filhotes muito sadios que puderam se amamentar com o leite materno.
Convidamos a todas as pessoas que desejarem um amigo, que se dirijam até a Praça Moysés Vianna e escolham, ou sejam escolhidos pelo seu amigo.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Em breve, a construção da clínica veterinária no Centro de Controle de Zoonoses

Hoje, a ACPA teve o projeto para a construção da clínica veterinária no CCZ parcialmente aprovado no Juizado Criminal do Forum de Santiago. Parcialmente, pois como explicou a Dra. Cecília Laranja da Fonseca Bonotto, o valor total é alto, mas nada impede que a ACPA habilite outros projetos e a construção se dê por etapas.
Ainda cabe ressaltar que projetos desse tipo dependem da aprovação do Ministério Público e, no caso específico, teve o parecer favorável da Dra. Karina Albuquerque Denicol, da Promotoria Especializada de Santiago.
Este início está sendo muito, muito importante, e visa suprir a necessidade de um local apropriado para o atendimento médico dos animais abandonados e vítimas de maus tratos recolhidos ao CCZ.
Este projeto é uma mobilização da ACPA em parceria com a Prefeitura, através do Prefeito Júlio Ruivo e da Secretária de Saúde Mara Machado, com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/Campus de Santiago, através da Professora Nelsi Brum e do Professor Edmar Fabrício e os estagiários do curso, com a comunidade e com o Exército Brasileiro a quem a ACPA estará no dia de amanhã pedindo ajuda com o fornecimento de mão de obra para a construção.
Da parte da comunidade, a ACPA já teve contatos para doação de tijolos, e assim que tiver a reunião com essa Empresa, também estará sendo divulgado no blog da ACPA. 
A Dra. Eva Maristane Rodrigues Muller, médica veterinária responsável pelo CCZ e integrante da ACPA é uma das idealizadoras e redatoras desse projeto.
Todos os integrantes da ACPA agradecem de coração a todas as pessoas, entidades e empresas envolvidas nesse grande trabalho que, com certeza, fará nossa cidade muito melhor. 

sábado, 6 de abril de 2013

Continuam as mortes de animais por envenenamento em Santiago


Continuam e aumentam as mortes de cães e gatos por envenenamento em nossa cidade.
A ACPA recebeu a denúncia de mais mortes na rua atrás do Posto Damian na Vila Nova.

A ACPA orienta que, conforme a lei de proteção aos animais vigente em nosso país, as pessoas que tiveram os animais sob sua guarda assassinados ou que presenciaram a morte de qualquer animal, devem fazem o boletim de ocorrência policial e, se possível, encaminhar cópia do mesmo para a ACPA, a fim de que sejam encaminhados para o Ministério Público e sejam tomadas as devidas providências.

É muito triste que isto continue acontecendo. E a triste realidade é que é o ser humano o maior predador.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chegou todo o material para a sala cirúrgica no CCZ

Os integrantes da ACPA tem compartilhado com a comunidade santiaguense cada momento desde a aprovação do projeto na Justiça Federal para aquisição dos equipamentos para a sala cirúrgica no Centro de Controle de Zoonoses, desde a chegada dos microchips e do leitor de microchips até o dia de hoje, em que chegaram o restante do mobiliário e os três kits completos para castração e o bisturi eletrônico que opera e também cauteriza.
Os detalhes técnicos do material adquirido quem vai nos falar oportunamente é a Dra. Eva Maristane Rodrigues Muller, médica veterinária e responsável técnica pelo CCZ e idealizadora e autora desse projeto que tantos benefícios vai trazer para os animais de nossa cidade.
Como foi a primeira compra da ACPA  desse tipo de materiais, os integrantes leigos (não médicos) tiveram grande apreensão de que tudo chegasse funcionando perfeitamente bem, o que de fato ocorreu.
Dentro em breve, quando estiver concluída a adequação da sala no CCZ, a sala cirúrgica estará apta a atender a demanda referente os animais abandonados e doentes lá abrigados.