sábado, 12 de setembro de 2020

O diário do Thammy

Thammy ferido (antes)

O depois

Thammy nos primeiros dias da "nova vida"

No mês de agosto, Thammy- o nome que recebeu das suas recentes donas – foi atropelado e ficou paraplégico.  Com a recusa dos donos de ficarem com o felino, ele foi adotado pelas protetoras Daiane Cantoni e Larrana Machado, responsáveis pela Geriatria Cantoni. 

A rotina com Thammy é repleta de detalhes. O dia começa antes das 8h, quando Daiane contou que ele é levado ao banheiro e em seguida alimentado. Depois, fica solto pelo chão e brinca com vários brinquedos. Até joga bola com a Frida, uma cadelinha. 

As 12h, 18h e 22h, a rotina de banheiro e alimentação se repetem. “Assim ele nunca se suja. Às vezes faz um pouco de xixi durante a noite, mas aí ele dorme com um tapetinho higiênico”, contou a protetora. No turno da tarde, por um certo período, o felino fica na sua cadeirinha de rodas. A noite de sono do gatinho é dentro de uma caixa de frutas, pois Daiane explicou que desta forma ele não sai pela casa.  

O Thammy também tem seus dias de “beleza”: a cada dia 15 dias vai na Pet Saúde Animal, da médica veterinária Andreia Neves Vargas, quando faz a tosa (gratuita), facilitando para a limpeza e banhos.

A coordenadora do Canil Municipal, médica veterinária Eva Müller, e a Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago (ACPA) também estão auxiliando as jovens nos cuidados com o Thammy, fora as muitas doações recebidas.

Quem quiser ajudar:

Pode doar tapetinho higiênico (usado diariamente) e ração. Ele come 2 quilos a cada 15 dias



Cenas do felino na Geriatria Cantoni

Fotos: arquivo pessoal


Nenhum comentário: