Foto: Mary Minuzzi |
Na noite de 25 de agosto, a Câmara de Vereadores de Santiago promoveu a cerimônia de entrega do título de Cidadão Santiaguense. O evento ocorreu no Auditório Caio Fernando Abreu, homenageando 10 cidadãos, indicados e aprovados pelos vereadores (veja abaixo).
A voluntária e secretária da Associação de Conservação e Proteção aos Animais, Alair Cassol, foi uma das agraciadas com o título, uma indicação da vereadora, a médica veterinária Dra. Eva Müller.
Alair agradeceu a vereadora e a toda Câmara por estar recebendo o Título de Cidadã Santiaguense, “gosto muito da terra onde nasci, a Mata, mas amo ainda mais Santiago”, declarou.
Para Eva, a noite foi emocionante, “conhecendo a Alair a tanto tempo e acompanhando o trabalho dela em prol de todos os seres”.
Um pouco mais da história da homenageada
Alair Cassol é filha de Luiz Cassol e Armelinda Erdmann Cassol, nasceu em 10 de novembro de 1957, na Linha Canoa, interior do município da Mata. Nesta época o pai trabalhava no DAER, na construção de pontes. Quando estava com seis meses de idade a família fixou residência em Santiago, para que os filhos pudessem estudar, onde moram há 64 anos.
Os pais tiveram sete filhos, o sustento da família vinha do salário como funcionário do DAER e do conserto de fogões que os pais realizavam a noite. Quando ficaram um pouco maiores, faziam faxina na casa de famílias amigas e os irmãos trabalhavam numa marcenaria.
Alair cursou o Primário na Escola Candido Genro, o Ginásio no Cristóvão Pereira e o Magistério no Colégio Medianeira, com bolsa de estudos. Em 1977, formou-se e trabalhou como professora na Escola Serafim Rosa em Tupantuba, durante o dia, e à noite fez Faculdade na FAFIS (hoje a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), com Crédito Educativo. Fez um curso na Universidade de Passo Fundo e também estudou na Faculdade de Alegrete.
Trabalhou como supervisora do meio rural na Secretaria Municipal de Educação e depois na Delegacia de Educação. Em 1991 foi para a Escola Thomás Fortes onde foi professora da 2ª série por 19 anos e lá aposentou-se, no ano de 2010, após 33 anos como educadora.
Na adolescência, Alair e as irmãs participaram de Grupos de Jovens da Igreja e aprenderam a valorizar atividades de voluntariado. Ela é membro fundadora da ACPA, atuando como secretária da associação, participando ativamente de todas as ações promovidas. “Sou muito grata por participar deste grupo, que com união e muita dedicação, resgata, socorre, trata, dá carinho e promove adoções responsáveis a seres que sofreram maus tratos e abandono”, afirmou Alair.
Para ela, o amor e o respeito a todos os seres é um legado dos pais a toda família, pois tiveram a vida dedicada ao amor aos animais e também às plantas. O pai da Alair, o vô Cassol como era conhecido, criou um Minizoo na cidade de Santiago, sendo visitado, durante anos, por estudantes que aprendiam muito com suas aulas ao ar livre. No ano de 2005, inclusive, ele também recebeu o Título de Cidadão Santiaguense. Hoje, as visitas externas ao Minizoo encerraram, mas continuaram os atendimentos a aves filhotes, machucadas e resgatadas. O Vô Cassol faleceu no dia 26 de janeiro de 2022.
Alair ainda faz parte da Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago (ACOBS), e, fazendo o cruzamento do material com o Espiritual, integra a Arte Mahikari, com a dedicação de imposição da mão, a todos os seres e em todas as situações.
Os (as) agraciados (as):
ALAIR CASSOL
ALYNE GIODA NORONHA
CELSO LUÍS BARP
EDIMAR CEOLIN
JOSÉ ERNEI PASTORINI NICOLA
MIGUEL VALENTIM TROMBINI
NERO BERNARDO DE SOUZA
SERGIO EDUARDO MESQUITA ZANINI
TELMO ROBERTO FLORES VIEIRA
VANDERLEI SILVEIRA MACHADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário