sábado, 12 de dezembro de 2020

Caso de cão queimado choca comunidade santiaguense

Imagem forte, que precisou de ajuste


Protetoras fizeram um resgate, nesta sexta-feira (11), que chocou a comunidade de Santiago. Um cachorro estava abandonado no bairro São Jorge, sofrendo com queimaduras. Pessoas viram o animal e tentaram ajudar de alguma forma.  

Segundo a médica veterinária, Eva Müller, responsável pelo canil, “alguém deve ter atirado água quente nele. Estava sofrendo há dias, com duas feridas enormes, abertas. Com as feridas cheias de larvas e bichos, o animal estava com muita dor, abandonado, pronto para morrer”. 

O cão foi levado ao canil onde foram realizados todos os procedimentos, que incluíram a limpeza das feridas, a retirada das larvas e bichos e a aplicação de medicamentos. 

A Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago (ACPA) pede que quem souber quem foi o responsável, denuncie, pois, “quem fez isso já fez outras vezes e continuará fazendo”, alertou Eva. Vale lembrar que a denúncia é anônima. O caso está sendo investigado. 

O assunto teve repercussão na imprensa, como no Expresso Ilustrado (imagem abaixo). 










quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Um assunto que não é brinquedo

 


A Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago (ACPA) lança uma campanha chamada Um assunto que não é brinquedo. O objetivo é conscientizar sobre as escolhas de pais e familiares diante de mais um Natal quanto aos presentes das crianças. 

A ACPA entende que o animal de estimação é muito especial (e realmente um presente em nossas vidas), mas pede que as pessoas só levem um filhote de 4 patas para casa quando estiverem realmente dispostas a conviver com ele. Eles não podem servir de entretenimento ou brinquedo. Os pais e familiares devem aproveitar a ocasião do fim do ano para ensinar valores preciosos para as crianças, como o amor e o respeito aos animais.



Ainda, está em andamento, por meio da ACPA, a campanha Não faça aos animais o que não gostaria que fizessem com você, com o objetivo de conscientizar sobre o abandono e maus tratos, muitos abandonos ocasionados, inclusive, pela pandemia.

Com um 2020 atípico e repleto de atividades remotas, a associação também mudou os planos e realizou divulgações e ações educativas online, bem como, várias lives.  






quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Um trabalho sincronizado que salvou duas vidas!

Dois pássaros foram resgatados da rede elétrica na manhã desta terça-feira (6), no centro de Santiago. Moradores do edifício Ouro Preto perceberam que os filhotes estavam sozinhos desde a última segunda-feira (5) em um ninho na rede de energia. 

A presidente da Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago, Fátima Friedriczewski, pediu auxílio ao Secretário de Saúde, Éldrio Machado, o qual acionou a Defesa Civil. “Eles não sabem voar. Iriam morrer de fome se não fossem resgatados”, contou Fátima.

Agora, eles já estão longe do perigo e bem alimentados, sob o olhar e carinho da protetora Alair Cassol e demais familiares, pois no mini zoo do seu Cassol, são recebidas aves que precisam de cuidados.

Fátima lembra de agradecer ao Éldrio e ao Paulo Acosta, da Defesa Civil, bem como, ao Corpo de Bombeiros, “pois desenvolveram um trabalho sincronizado para salvar as duas vidas”, comemorou. 





sábado, 3 de outubro de 2020

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais, proclama o seguinte:

Art.1º) Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. 

Art. 2º) O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; ele tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais. 

Art. 3º) Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia. 

Art. 4º) Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se. Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito. 

Art. 5º) Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie. Toda modificação desse ritmo ou dessas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito. 

Art. 6º) Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural. Abandonar um animal é ação cruel e degradante. 

Art. 7º) Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso. 

Art. 8º) A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer seja médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade. As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas. 

Art. 9º) Se um animal for criado para alimentação deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor. 

Art. 10º) Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem. As exibições e os espetáculos são incompatíveis com a dignidade do animal. 

Art. 11º) Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida. 

Art. 12º) Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio. 

Art. 13º) O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violência contra eles devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal. 

Art. 14º) Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental. Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.


Fonte: Fiocruz

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Mais um socorro!

 



Está vendo esta cachorrinha? Ela passou por maus bocados no fim de semana.

A sua dona pediu socorro para uma das protetoras. Após compartilhamento no grupo das Pittys Protetoras, uma delas, a Day Cantoni, encaminhou a cadelinha para a médica veterinária, Andréia Neves Vargas, parceira da Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA).

Day explica que segundo a dona, ela fugiu do pátio e voltou machucada. Ela está com pontos e ficará sob os cuidados da protetora até a retirada deles. A suposta causa do ferimento é a mordida de um cão maior, que além de morder, sacudiu o bichinho. Já viu a gravidade disso? Ainda bem que existem “anjos” sempre prontos a ajudar!



sábado, 12 de setembro de 2020

O diário do Thammy

Thammy ferido (antes)

O depois

Thammy nos primeiros dias da "nova vida"

No mês de agosto, Thammy- o nome que recebeu das suas recentes donas – foi atropelado e ficou paraplégico.  Com a recusa dos donos de ficarem com o felino, ele foi adotado pelas protetoras Daiane Cantoni e Larrana Machado, responsáveis pela Geriatria Cantoni. 

A rotina com Thammy é repleta de detalhes. O dia começa antes das 8h, quando Daiane contou que ele é levado ao banheiro e em seguida alimentado. Depois, fica solto pelo chão e brinca com vários brinquedos. Até joga bola com a Frida, uma cadelinha. 

As 12h, 18h e 22h, a rotina de banheiro e alimentação se repetem. “Assim ele nunca se suja. Às vezes faz um pouco de xixi durante a noite, mas aí ele dorme com um tapetinho higiênico”, contou a protetora. No turno da tarde, por um certo período, o felino fica na sua cadeirinha de rodas. A noite de sono do gatinho é dentro de uma caixa de frutas, pois Daiane explicou que desta forma ele não sai pela casa.  

O Thammy também tem seus dias de “beleza”: a cada dia 15 dias vai na Pet Saúde Animal, da médica veterinária Andreia Neves Vargas, quando faz a tosa (gratuita), facilitando para a limpeza e banhos.

A coordenadora do Canil Municipal, médica veterinária Eva Müller, e a Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago (ACPA) também estão auxiliando as jovens nos cuidados com o Thammy, fora as muitas doações recebidas.

Quem quiser ajudar:

Pode doar tapetinho higiênico (usado diariamente) e ração. Ele come 2 quilos a cada 15 dias



Cenas do felino na Geriatria Cantoni

Fotos: arquivo pessoal


sábado, 22 de agosto de 2020

Homenagem póstuma a quem muito auxiliou na causa animal

 

Foto: arquivo pessoal/obtida no Blog do Rafael Nemitz

O sábado (22) ficou triste. O servidor da prefeitura de Santiago, Luis Carlos Severo, 59 anos, faleceu em decorrência de um infarto.

A Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago está profundamente triste e abalada com esta perda, pois seu Luis auxiliou em muitos resgates difíceis da associação e sempre cuidava dos cavalos resgatados de maus tratos. Pessoa simples e querida por todos, teve um trabalho valoroso na causa animal.

A associação solidariza-se com os familiares, colegas e amigos neste momento de dor e gostaria de externar seu sentimento de gratidão ao seu Luis.  

Os atos fúnebres ocorrem no Memorial Andres, sala 2, sendo retomado às 6h30min do domingo. O sepultamento será às 10h no Cemitério Municipal de Santiago.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Galga grávida e idosa é resgatada após abandono

 

16 de agosto: um domingo ensolarado, bonito e calmo na Terra dos Poetas. Um dia, aparentemente feliz, teve uma história triste. Uma cadela galga, idosa e grávida foi resgatada pela médica veterinária e coordenadora do Canil Municipal, Eva Müller, com a ajuda do esposo, próximo ao parque Zamperetti, em Santiago. 

Dias antes, ela foi abandonada perto do parque, foi recolhida por moradores e levada ao canil. Só que, o animal escapou do local e voltou para o ponto onde estava, possivelmente, porque os donos a abandonaram ali.  

No domingo, dia do resgate, o animal estava entrando em trabalho de parto e agora está no canil em observação. É possível que seja necessária uma cesariana pelas condições de saúde da fêmea. Infelizmente, a vida de muitos animais não é fácil, e a dos galgos, que são muito utilizados em caçadas, tem episódios tristes, logicamente (ainda bem), existem as exceções. 

Situações trágicas na vida dos galgos: 

Os Galgos são uma raça de cachorros com um carácter muito especial. Eles são nobres, fiéis, carinhosos, sociáveis e adoram crianças. Apesar de suas capacidades espetaculares para a corrida, eles amam cochilar, dormem cerca de 16 a 18 horas diárias. 

Infelizmente são muitos os Galgos que não vivem uma vida pacífica e feliz, da forma que nós gostaríamos. Sua alta velocidade, excelente visão à distância e instinto, tornam esses patudos perfeitos para a caça de lebres. Os criadores de Galgos são conhecidos como “galgueros”. É por norma um grande negócio. Mas a falta de cuidado com os animais, faz com que eles experienciem coisas terríveis.

Os preços dos Galgos podem atingir valores bastante elevados. Como a procura também é muita, a reprodução tem de ser rápida e rentável. Isso resulta em uma enorme reprodução de Galgos, obviamente nascidos e criados em condições desumanas: Espaços lotados, competindo uns com os outros pelo alimento, começando desde logo a fomentar seu espírito competitivo.

Para que os cachorrinhos cacem, é necessário treiná-los. No processo, eles são submetidos a treinamentos duros e muitas vezes os treinadores vão além e maltratam-nos. Uma prática comum é acorrentar vários patudos à parte de trás de um carro é fazê-los correr por 20 ou 25 quilômetros. 

Fonte: site Histórias com Valor


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Lilith teve uma segunda chance!


Lilith tinha uma vida típica de felino. Corria, brincava, dormia. Sofreu um atropelamento, e depois de ter ficado sem caminhar, teve um desfecho triste. 

Segundo a protetora Daiane Cantoni, que hoje está cuidando da bebê, o antigo dono até a levou ao canil para atendimento depois do atropelamento, mas quando soube que ela ficaria paraplégica, decidiu chamar as voluntárias para a recolherem, pois não queria mais o animal. “Por isso ela merece uma segunda chance, então nós a trouxemos pra casa. Ela vai ganhar uma cadeirinha futuramente”, explica Daiane.  Quem buscou a gatinha na antiga casa foi a também voluntária, Marcela Posser Vargas. 

Daiane e Larrana são as responsáveis pela Geriatria Cantoni e vão cuidar da felina. A médica veterinária Eva Müller e a Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago também irão auxiliar, enviando recursos. 




terça-feira, 4 de agosto de 2020

Gatil em reforma


O Gatil, junto ao Canil Municipal, encontra-se em reforma. 

Os recursos foram obtidos através da Nota Fiscal Gaúcha, além de doações. O investimento gira em torno de R$1,5 mil. 

Segundo a presidente da Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA), Fátima Friedriczewski, foi realizada a ampliação, colocação de piso, além da pintura e melhorias no reboco. “Na verdade estamos sempre fazendo, todos os meses, uma coisa nova, mas essa do Gatil está nos arremates finais”.





Para ajudar através da Nota Fiscal Gaúcha: acesse www.notafiscalgaucha.rs.gov.br, clique no link LOGIN CIDADÃO e faça seu cadastro; preencha seus dados no formulário e logo abaixo indique a entidade social que você vai ajudar; clique em Concluir Cadastro. Pronto, agora é só você solicitar o CPF na Nota Fiscal de compra e a ACPA (se foi a sua indicação) estará sendo beneficiada.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Bela, a gatinha com doença rara, já voltou para Santiago


A Bela, gatinha com uma doença rara (foto), já está de volta a Santiago, após 25 dias de internação em Santa Maria.

A história começou no interior, na localidade do Monte Alegre, quando a dona do animal entrou em contato com os protetores de Santiago pedindo ajuda. As voluntárias Larrana Machado, Lisione Pivoto e Marcela Vargas Langendorf foram ao interior, buscaram a gata e a médica veterinária Alana Herbichi a levou para Santa Maria, onde inclusive realiza Residência Médica Veterinária. 

Em uma rede social, Alana (foto) comemorou: “ela volta sem aquela massa gigantesca que há  meses a incomodava”. Quando é comprovado que a pessoa não tem condição financeira, a ACPA auxilia no tratamento de saúde do animal. Neste caso, utilizou recursos da Nota Fiscal Gaúcha. “Agradeço a todos pelo empenho com a Bela durante esse período e principalmente à Dra. Eva e a ACPA, que como sempre, fizeram todo possível para ajudar mais um animalzinho”, completou a médica veterinária.



Para ajudar através da Nota Fiscal Gaúcha: acesse www.notafiscalgaucha.rs.gov.br, clique no link LOGIN CIDADÃO e faça seu cadastro; preencha seus dados no formulário e logo abaixo indique a entidade social que você vai ajudar; clique em Concluir Cadastro. Pronto, agora é só você solicitar o CPF na Nota Fiscal de compra e a ACPA (se foi a sua indicação) estará sendo beneficiada.

Eva e Bela



terça-feira, 28 de julho de 2020

Sem final feliz




O cachorro da foto foi atropelado no último fim de semana, em movimentada avenida de acesso a Santiago. Foi socorrido por pessoas que viram o ocorrido e atendido pela médica veterinária Eva Müller. O animalzinho estava nas ruas porque seu dono faleceu recentemente.


Apesar do carinho, atendimento qualificado e torcida para que se recuperasse, ele não resistiu aos ferimentos.

Dicas:

- Não trafegue acima da velocidade permitida no perímetro urbano, isso pode colocar em risco a vida de pessoas e animais;

- Se avistar algum animal em apuros, procure socorrê-lo e encaminhar aos serviços competentes;

- Não deixe seus animais soltos nas ruas, o lugar dos nossos bichos de estimação é no pátio;

- Se você souber que algum animal está vagando pelas ruas (por falecimento do dono, abandono ou mudança de residência dos donos que não levaram os animais), acolha, procure quem adote ou entre em contato com os protetores para que o bichinho não sofra nas ruas;

- Compartilhe sempre essas informações, pois através de uma corrente de ajuda será possível transformar, aos poucos, a realidade.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Castramóvel na mídia

Esta semana o assunto do castramóvel ganhou espaço na mídia santiaguense, tanto na digital, quanto na radiofônica e na impressa. Segue matéria do Jornal Expresso Ilustrado, edição de sexta-feira, 24 de julho. 


sábado, 18 de julho de 2020

O Sorriso já pode sorrir!




Quem vê o Sorriso assim nem imagina os apuros que ele passou!

Ele era de uma moradora de rua e foi atropelado. Seu quadro clínico era grave, estava com fratura total de coluna e outras complicações devido ao acidente. Infelizmente ele não voltará andar, mas seu estado de saúde é ótimo. Ficou 15 dias internado na Benevet, em Santiago, recebendo tratamento completo. Sorriso também foi o 1º paciente do projeto Patas do Bem, do hospital veterinário.

Agora, ele está no Canil Municipal para adoção responsável, necessitando de cuidados especiais. Para adoção é preciso que a pessoa esteja disposta a manter os cuidados que hoje estão sendo executados pela equipe de profissionais/voluntários. 



Sorriso internado em recuperação

Médico veterinário Jorge Erik Benevenute com o Sorriso






terça-feira, 14 de julho de 2020

Castramóvel – a história de um projeto e a construção coletiva da proteção animal em Santiago/RS



Na data de hoje, a presidenta e a secretária da ACPA, Fátima Friedriczewski e Alair Cassol, estiveram reunidas com o Prefeito Tiago Gorski Lacerda para falar sobre a inauguração do Castramóvel de Santiago/RS, que é um anseio antigo dos protetores, pois auxiliará muito no atendimento aos animais dos moradores nos bairros de nossa cidade.

O Castramóvel é um sonho antigo e uma grande luta, visando agilizar castrações e diminuir o sofrimento dos animais.

O Prefeito Tiago frisou que o Castramóvel é um bem público e a Prefeitura poderá fazer muitas parcerias para otimizar o atendimento aos animais, inclusive com o Curso de Medicina Veterinária da URI.

O Prefeito falou que depende da sanção da lei que regulamenta o Castramóvel para sua inauguração, que a mesma se encontra para análise na Procuradoria do Município e que tão logo retorne, será encaminhada para a Câmara de Vereadores para aprovação.

A presidenta da ACPA pediu urgência nisso, solicitando que a inauguração se dê antes dos impedimentos para as próximas eleições, pois considera fundamental a presença do Prefeito e da Vereadora Eva Muller, autora do projeto, nessa inauguração, sendo que Tiago prometeu agilizar.

O Prefeito Tiago ainda agradeceu à ACPA por todos os serviços prestados em favor dos animais e assim também para a saúde pública do nosso município.




O início de tudo

A ACPA foi fundada em 1º de dezembro de 1993 por um grupo de pessoas que já batalhava há bastante tempo por melhores condições para nossos animais.

O primeiro presidente foi Edgar Dalosto.

Leda Tomásia Camargo foi a segunda.

A luta diária era muito grande e todos os protetores estavam com suas casas cheias de animais.

Então, Dr. Arlindo Luiz Disconzi, um dos fundadores da ACPA, teve a ideia da construção de um Canil Municipal, pelo que todos os integrantes da associação se mobilizaram, e que veio a se efetivar através da Lei nº 52/2006, sancionado pelo Prefeito Chicão, José Francisco Gorski e iniciou as atividades em 04.10.2006.

A médica veterinária Eva Marsitane Rodrigues Muller, servidora concursada da Prefeitura foi designada responsável pelo Canil, pois estava lotada na Secretaria de Saúde.

No final do ano de 2007, Eva compareceu a uma reunião da ACPA e já trazia em mãos o projeto do Castramóvel, pois era demais o abandono de animais e o Canil já se encontrava lotado, sendo as castrações o modo seguro de controle de natalidade em animais domésticos.

Desde então a Dra. Eva se integrou ao trabalho voluntário junto à ACPA, junto com seu trabalho de médica veterinária do Canil.

A ACPA, por sua vez, passou a habilitar junto a instituições públicas e privadas, com a finalidade de conseguir os recursos para o Castramóvel, a fim de que o Município de Santiago tivesse mais esse recurso no cuidado aos animais.

Em 12 de dezembro de 2010, sendo presidenta da ACPA a Sra. Leda Tomásia Camargo, junto com Alair Cassol, Eva Maristane Rodrigues Muller e Dr. Arlindo Luiz Disconzi, foram a Santa Maria no carro deste, levar o projeto para aquisição do Castramóvel na Delegacia da Receita Federal daquela cidade, através de um edital publicado pelo delegado da época, Sr. Alexandre Rampelotto.

Apesar de todo o esforço, não foi obtido sucesso, pois a ACPA é uma entidade privada e não foi possível receber o bem advindo de apreensão.

Em 25 de outubro de 2011, já sendo presidenta da ACPA a Sra. Fátima Friedriczewski, foi apresentado o projeto do Castramóvel ao Sr. André Maffini da Empresa Centro-Oeste, visando uma possível aquisição de ônibus para adaptação.

Também não foi obtido sucesso. Muitas foram as dificuldades encontradas pelo fato da ACPA ser uma entidade privada.

Mas os animais precisavam cada vez mais ajuda, e com a permissão do então Prefeito Júlio Ruivo, a ACPA passou a investir na melhoria do Canil Municipal, através de habilitação de projetos na Justiça Federal, na Justiça Estadual, no Ministério Público, no Sicredi e em várias entidades que expediam edital na área de proteção animal e meio ambiente.

As demandas continuaram crescendo, mas sonhos não morrem.

Com a abertura que o Prefeito Tiago deu aos protetores, foram muitas as reuniões e conversas, até que a Prefeitura recebeu a doação de um ônibus do Exército Brasileiro para esse fim e se passou a buscar os recursos para a adaptação.

Recursos estes que foram conseguidos através de emenda parlamentar do deputado Alceu Moreira, conseguida através do conhecimento da médica veterinária e vereadora Eva Maristane Rodrigues Muller e Santiago já está com o Castramóvel em casa, pronto para o trabalho, faltando apenas os ajustes legais.

Cabe ressaltar o trabalho da prefeitura e todas as diligências feitas pelo Prefeito Tiago Gorski Lacerda, pelo Secretário de Saúde  Éldrio Machado, pela servidora Valdelene Kohler Bayer e pelos arquitetos Kelvin Savian de Melo e Ana Paula Bertani, para que o projeto fosse feito, empenho da verba, licitação, prazos, etc. 

Foi um trabalho sincronizado e intenso por alguns meses para que  chegássemos ao ponto onde estamos. A Dra Eva pediu que a ACPA tivesse o cuidado  de ressaltar estes nomes pela dedicação e trabalho realizado para que tudo desse certo para a concretização do Castramóvel.



Finalmente, está sendo realizado um sonho, com a ajuda de todos os parceiros, do Prefeito amigo dos animais e da Câmara de Vereadores que sempre acolheu a ACPA na exposição de projetos e na aprovação de leis.



Construção conjunta

Todas as melhorias no Canil e atendimentos aos animais foram e são realizados numa construção conjunta de várias empresas, entidades, médicos veterinários, grupos de voluntários e incontáveis pessoas que ajudam à causa animal em Santiago.

Numa próxima oportunidade, iremos nomear a todos, para ficar devidamente registrado o agradecimento da ACPA pelas muitas ajudas prestadas.

Juntos e unidos somos mais fortes e a vida dos animais fica melhor em nossa cidade !











ACPA apoia campanha das Pitty's para doação de casinhas

A Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago (ACPA) engajou-se em uma iniciativa do grupo das Pitty's Protetoras para que seja possível abrigar os animais neste inverno! A campanha DOE UMA CASA A UM CÃO SEM TETO solicita doação de casinhas em bom estado, de tábuas ou dispõe do número de telefone de um profissional que pode construí-la (veja o post). Quem quiser ajudar e tiver condições de enviar a doação direto ao canil, melhor ainda! Facilita para as Pitty's Protetoras em função do frete. Informações com as Pitty's. Elas estão no Facebook, clique aqui.


terça-feira, 7 de julho de 2020

Gatinho com doença rara está sendo tratado com recursos da Nota Fiscal Gaúcha


Um gatinho com uma doença rara está recebendo ajuda da Associação de Conservação e Proteção dos Animais de Santiago (ACPA), através de recursos da Nota Fiscal Gaúcha.

A história começou no interior de Santiago, na localidade do Monte Alegre. A dona do animal entrou em contato com os protetores de Santiago pedindo ajuda. As voluntárias Larrana Machado, Lisione Pivoto e Marcela Vargas Langendorf foram ao interior, buscaram o gato e a médica veterinária Alana Herbichi levou o felino para Santa Maria. A profissional já fez estágio no canil por cinco anos e agora está realizando Residência Médica Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A hipótese é de que o gatinho tenha Pseudomicetoma Felino, a qual será verificada por exames.

Quando é comprovado que a pessoa não tem condição financeira, a ACPA auxilia no tratamento de saúde do animal.

Sobre a doença: é uma infecção fúngica e é rara em animais domésticos, mas pode aparecer em gatos, cães, equinos e até no homem.

Para ajudar através da Nota Fiscal Gaúcha: acesse www.notafiscalgaucha.rs.gov.br, clique no link LOGIN CIDADÃO e faça seu cadastro; preencha seus dados no formulário e logo abaixo indique a entidade social que você vai ajudar; clique em Concluir Cadastro. Pronto, agora é só você solicitar o CPF na Nota Fiscal de compra e a ACPA (se foi a sua indicação) estará sendo beneficiada.




segunda-feira, 6 de julho de 2020

Catadora de materiais recicláveis, que dá exemplo de respeito aos animais, recebe ajuda em Santiago


Conhece o ditado: Quem quer, arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa? Uma catadora de materiais recicláveis, que estava de passagem por Santiago, dá o exemplo de que o abandono de um animal não tem desculpa.

No dia 28 de junho, a médica veterinária, Eva Müller, junto de integrantes do grupo das Pitty’s Protetoras, foi ao encontro da catadora no Posto do Batista. Conversaram e pegaram as cadelas que a acompanhavam levando ao canil para realizar a castração. Na ocasião, combinaram que a profissional permaneceria mais três dias na cidade, o tempo que as fêmeas deveriam tomar a medicação. Também, colocaram os filhotes para adoção.

Conforme a médica veterinária, seja qual for o destino da catadora, os animais fazem parte dos planos dela. “Não é que nem aquelas pessoas que trocam de casa na mesma rua e acabam abandonando os animais”.

O movimento em torno deste assunto foi protagonizado pelas Pitty’s Protetoras, junto do Coletivo Sobre Elas. O Grupo Batista permitiu que ela ficasse no local e também ofereceu alimentação. A Associação de Conservação e Proteção dos Animais (ACPA) doou ração e pagou remédios.



Ajuda prestada pela ACPA é possível pelos recursos da Nota Fiscal Gaúcha



segunda-feira, 29 de junho de 2020

ACPA lança campanha contra abandono e maus tratos a animais


A Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA) de Santiago está lançando a campanha “Não faça aos animais o que não gostaria que fizessem com você”, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o abandono e maus tratos, um problema que, segundo a associação, tem sido recorrente no município.

Existem várias leis que estabelecem a proteção aos animais. Uma delas é a Lei Federal 9.605, de 1998, de Crimes Ambientais. O artigo 32 diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos gera pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. E, a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

A associação, através da campanha, busca a ajuda da população para que denunciem, conversem com as pessoas sobre o assunto, auxiliem nas campanhas de adoção e compartilhem a campanha para que chegue ao maior número possível de pessoas.

Conforme a associação, “estamos passando por um momento difícil em razão da pandemia por Covid 19. Isto também se estende aos animais, pois aumentou geometricamente o abandono, ocasionando uma superlotação no Canil Municipal. Por isso, a ACPA está propondo essa campanha para conscientizar sobre a gravidade do abandono.”

A ACPA é uma entidade sem fins lucrativos que tem a finalidade de desencadear ações com o propósito de acolher, amar e cuidar os animais de Santiago. Um de seus projetos, como parceira da prefeitura, foi a reforma e humanização do Centro de Controle de Zoonoses. Lá se encontram animais que foram abandonados por seus donos em estado de velhice e, a maioria das vezes, portadores de tumores, animais vítimas de agressões, apreendidos pela Justiça por maus tratos e os recolhidos das ruas.



domingo, 21 de junho de 2020

Cesariana de emergência com mãe e filhotes salvos no domingo pela manhã: SALVAR VIDAS NÃO TEM HORA





A manhã deste domingo, 21.06.2020, foi movimentada no Canil Municipal.
Em tempos de Covid-19, uma pessoa sem recursos pediu socorro para salvar sua cachorrinha que não conseguia dar à luz. Informou que um cão de porte maior entrou em seu pátio e resultou nessa gravidez.
A cachorrinha foi atendida pela Dra. Eva Maristane Rodrigues Muller que realizou a cesariana. O filhote maior estava morto, a cachorrinha com o útero rompido e já havia líquido na cavidade. O outro filhotinho sobreviveu e a mãezinha também. Assim que voltou da anestesia, já estava lambendo o filhinho e tinha bastante leite.
Está sob os cuidados de sua família e da Dra. Eva.
Rotina de domingo no Canil Municipal, PORQUE PARA SALVAR VIDAS, NÃO TEM HORA !