quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROJETOS EM FAVOR DOS ANIMAIS

A ACPA desde sua fundação vem realizando projetos em favor dos animais, seja através de ações educativas para a conscientização dos humanos, sejam em ações práticas, em parceria com a Prefeitura e o Centro de Controle de Zoonoses em feiras de adoção e campanhas de vacinação.

A partir da percepção de que SOMOS DIFERENTES os seres de todas as espécies e reinos da natureza e de que as coisas ou ações que magoam ou fazem feliz uma espécie ou reino, causa o mesmo efeito em todos os seres viventes, a ACPA pensou na realização de projetos que beneficiem os seres de outras espécies.

Estudos que a ACPA fez mostraram que pelo tamanho da nossa cidade, com cerca de 50 mil habitantes, não há disponibilização no Ministério da Saúde de verbas que auxiliem na manutenção e ampliação de centros de controle de zoonoses para municípios desse porte.

Assim, no início do ano de 2010, os integrantes da ACPA elaboraram um projeto bem abrangente, após estudo das necessidades mais prementes dos seres de outras espécies em nossa cidade, contendo um conjunto de ações para conscientização e responsabilização dos humanos em relação aos animais: PROJETO AMAR E CUIDAR.

Pela abrangência, o projeto ficou muito complexo de ser trabalhado com sucesso e houve desdobramentos do mesmo.


PROJETO AMAR E CUIDAR – PELA AQUISIÇÃO DE UM ÔNIBUS HOSPITAL VETERINÁRIO ITINERANTE

Foi apresentado junto à Delegacia da Receita Federal de Santa Maria, visando a aquisição de um ônibus apreendido com contrabando ou coisa assim.

Para isso, foi feito um estudo junto ao Conselho Nacional de Veterinária, pela médica veterinária responsável pelo CCZ, Dra. Eva Muller, onde foram especificados todos os aspectos técnicos e de cunho educativo que um ônibus assim deve, e mais, que somente entes públicos podem possuir tal tipo de veículo.

Então, esta busca da ACPA é para após o sucesso da empreitada, repassar para a Prefeitura o veículo já pronto e equipado.

Mas a ACPA não teve seu pedido atendido pela Receita Federal e a comissão que teve a audiência com o Delegado Federal de Santa Maria retornou muito triste.

No entanto, na semana passada viu-se nos noticiários nacionais o caso dos ônibus apreendidos pela Receita em Foz do Iguaçu e que se deterioraram no tempo.

A ACPA não perdeu a esperança e vai reforçar o pedido, bem como buscar outros meios de adquirir um ônibus, até com empresas que tenham ônibus em desuso, pois não é preciso um veículo para longas distâncias e apenas para atender os bairros de Santiago.


PROJETO AMAR E CUIDAR – PELA REFORMA DO ÔNIBUS


Foi apresentado junto à Justiça Federal de Santiago no ano passado.

No entanto, como ainda não havia o ônibus, também não havia a urgência.

No entanto em meados de setembro de 2011, a ACPA recebeu ofício da Justiça Federal informando que está aberto um prazo para projetos e se está trabalhando nisto.


ABATE HUMANITÁRIO COM INSENSIBILIZAÇÃO

Este projeto teve a autoria e a coordenação da Professora Vera Regina Martins Silva e trata do abate dos animais que servem de alimento aos humanos e da humanidade com que precisam ser tratados.

Numa outra oportunidade irá se falar especificamente deste projeto.


REFORMA E HUMANIZAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

Integrantes da ACPA ouviram diversas vezes que o CCZ é um centro de horrores e que os animais que estão lá são muito feios e doentes.

Mas não é assim. Lá se encontram animais que foram abandonados por seus donos em estado de velhice e a maioria das vezes portadores de tumores, animais vítimas de agressões e os recolhidos das ruas. E lá todos encontram um lar tranqüilo, alimento, atendimento médico e remédios.

Ressalta-se ainda que os abandonadores de animais doentes são sempre pessoas de posses e que já exploraram o animal em caçadas, ou como reprodutores, etc.

A ACPA como parceira da Prefeitura está formulando o projeto melhorar as instalações do CCZ e buscando recursos para isso.

A parte de topografia e arquitetura está sendo feita através da parceira com o curso de Arquitetura da URI.

É um trabalho arrojado para realmente melhorar as vidas dos animais que lá se encontram e para que as pessoas mudem a imagem que tem do CCZ.


I ENCONTRO DE BEM-ESTAR E DIREITO DOS ANIMAIS DE SANTIAGO-RS

Está previsto para os dias 24 a 26/11/2011.

Na próxima semana falaremos mais sobre esse encontro.

Na ACPA, somos sonhadores mas trabalhamos arduamente para a concretização dos nossos sonhos.



Nenhum comentário: