quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Prefeito Tiago e ACPA: planejamento para 2020

No dia 20 de janeiro de 2020 também aconteceu uma importante reunião da "velha guarda" da ACPA - Associação de Conservação e Proteção aos Animais de Santiago/RS (Paulo Afonso Cardoso Gomes, Fátima Friedriczewski, Maria Rodrigues Perufo e Leda Tomásia Camargo), com o Prefeito de Santiago, Sr. Tiago Gorski Lacerda.
Muitos assuntos foram tratados, já que em Santiago a administração municipal e os protetores são parceiros, o que intensifica as ações em favor dos animais de nossa cidade.
Um dos temas mais importantes foi o CASTRAMÓVEL, que já está na empresa que ganhou a licitação para fazer a adaptação do ônibus que foi remanejado pela Prefeitura e destinado para tão nobre missão. É um excelente ônibus, o que alegra muito os protetores.
Os recursos para a adaptação vieram de emenda parlamentar do deputado Alceu Moreira, conseguida através do conhecimento da médica veterinária e vereadora Eva Maristane Rodrigues Muller.
Cabe a nós, protetores, ressaltar o trabalho da prefeitura e todas as diligências feitas pelo Prefeito Tiago Gorski Lacerda, pelo Secretário de Saúde  Éldrio Machado, pela servidora Valdelene Kohler Bayer e pelo arquiteto Kelvin Savian de Melo, para que o projeto fosse feito, empenho da verba, licitação, prazos, etc. Foi um trabalho sincronizado e intenso por alguns meses para que  chegássemos ao ponto onde estamos. A Dra Eva pediu que a ACPA tivesse o cuidado  de ressaltar estes nomes pela dedicação e trabalho realizado para que tudo desse certo para a concretização do castramóvel.
Fátima Friedriczewski, atual presidenta da ACPA, contou para o jovem Prefeito que lembra do primeiro dia em que a Dra. Eva compareceu a uma reunião da ACPA, no final do ano de 2007, um ano e meio após a edição da Lei Municipal nº 52/2006, que criou o Canil Municipal, e já trazia em mãos o projeto do castramóvel, pois era demais o abandono de animais e o Canil já se encontrava lotado, sendo as castrações o modo seguro de controle de natalidade em animais domésticos.
Desde então a Dra. Eva se integrou ao trabalho voluntário junto à ACPA, junto com seu trabalho de médica veterinária do Canil.
Todos esses anos a ACPA lutou por recursos para conseguir o castramóvel para nosso município, habilitando projetos na Receita Federal e outros órgãos, mas não obteve sucesso.
Finalmente, está sendo realizado um sonho, com a ajuda de todos os parceiros e do prefeito amigo dos animais.
Ainda ficou acertado, a pedido da ACPA, que no dia da entrega do castramóvel à comunidade, sejam convidadas as empresas que desde longa data e silenciosamente patrocinam recursos para uma melhor vida para os animais.
As demais dinâmicas de trabalho serão tratadas oportunamente pelos parceiros.
A ACPA agradece, de coração, em nome dos animais !

Nenhum comentário: