domingo, 26 de abril de 2020

Recursos da Nota Fiscal Gaúcha e de várias outras fontes equipam o Canil Municipal de Santiago/RS





A cachorrinha da foto foi recolhida da rua em estado bem grave, pois estava com os filhotes mortos e apodrecidos dentro do útero.
Foi levada para o Canil Municipal onde foi submetida a cirurgia de histerectomia total realizada pela médica Veterinária Eva Maristane Rodrigues Muller, com o auxílio da voluntária, estudante  de medicina veterinária, Maristani Minuzzi e da médica veterinária Meirielly Salgado.
Durante a cirurgia, a cachorrinha teve uma parada cardíaca e só sobreviveu  devido aos equipamentos adequados que a sala cirúrgica do Canil possui, como aparelho de oxigênio, monitor, dentre outros, bem como todo o material utilizado é da melhor qualidade.
A cachorrinha sobreviveu e já foi adotada por uma família que lhe ofereceu cuidados e um lar cheio de amor.

Essas histórias felizes podem ser contadas, porque em nossa cidade o poder público, através da administração municipal, o Prefeito Tiago Gorski Lacerda, permite a parceria com vários grupos de proteção animal, que unidos, e com auxílio de várias empresas, entidades e pessoas físicas,  fomentam a melhoria e adequação do Canil ao melhor atendimento aos animais que ali chegam.

Assim, temos a ACPA- Associação de Conservação e Proteção aos Animais, entidade que está a completar neste ano de 2020 vinte e sete anos de existência, devidamente legalizada.
É a ACPA que está cadastrada junto a NFG- Nota Fiscal Gaúcha, de onde vêm muitos recursos aí aplicados, como para os equipamentos de oxigênio.
A ACPA também é responsável pelos projetos junto às Justiças Federal e Estadual, de onde vieram recursos para as construções que lá existem.

Contamos também com o Brechó Reciclão e Criação, cuidado pela voluntária Fátima Juçara, que adotou os cães paraplégicos do Canil Municipal e faz um grande trabalho de recuperação para esses animais.
Os recursos do Brechó atendem às necessidades de medicamentos e atendimentos de animais de rua e da população de baixa renda dos bairros no seu entorno.
Também o Brechó auxiliou com R$ 3.000,00 para equipamentos da sala de cirurgia do  Canil.

As Pitti Protetoras são um grupo de mulheres aguerridas, professoras, advogadas, arquitetas, contadoras, estudantes de medicina veterinária e se encontram  na linha de frente dos resgates de animais em situação de risco e grave estado de saúde.
O projeto da área para cuidado da saúde no Canil é de autoria das arquitetas do grupo.

Várias empresas da nossa cidade auxiliaram de forma significativa para a realização das obras que deram o modelo atual do nosso Canil, como centro de cuidado e recuperação de animais. São elas:
Olaria Vielmo;
Grupo Batista;
Construtora Gavioli;
Restaurante do Mário;
Dekasa material de construção;
Damian Center Lar;
Sicredi;
URI Santiago;
Stone, através do Rodrigo Vontobel e do Rodrigo Kickow;
Escritório de Contabilidade Júlio Saldanha.

Ainda, são centenas de voluntários que vendem rifas e auxiliam em todos os demais eventos dos grupos de protetores.

Nenhum comentário: