sábado, 9 de maio de 2020

Em tempos de isolamento social, ACPA constrói pontes para atender os animais: ACPA e UFSM



A curicaca que aparece nas fotos foi resgatada em 25.04.2020 pela Polícia Ambiental no município de São Francisco de Assis e se encontrava com a asa estraçalhada possivelmente por projétil de arma de fogo.
A Dra, Eva Maristane Rodrigues Muller ficou de depositária fiel da ave e responsável pelos teus cuidados. A curicaca foi levada até o Mini Zoológico Cassol que já abriga algumas aves resgatadas que não tiveram mais condições de retornar à natureza. Ali os cuidados também foram feitos pela voluntária Alair Cassol que tem grande conhecimento sobre aves e pela enfermeira Patrícia Cassol, que auxiliou a Dra. Eva em todos os curativos.
Nos primeiros dias a curicaca comeu muito, pois estava muito debilitada e se adaptou bem ao lar temporário, chegando até a comer na mão da Alair.
No entanto, a fratura exposta da asa, com os ossos moídos que não conseguiam se consolidar, inspirava muita preocupação e cuidados.
A Dra. Eva fez contato com o Hospital Veterinário da UFSM e nessa quarta-feira a curicaca foi levada para cirurgia de amputação da asa.
A dedicada equipe médica que cuidou da ave foi:
- Cirugiões: Prof. João Eduardo e Acadêmico Guilherme Rech;
- Auxiliares: Acadêmica Priscila Inês Ferreira e Acadêmico Eduardo Rech;
- Anestesistas: Mestranda Charline Vaccarin e Residente Paloma Tomazi.
A cirurgia transcorreu bem, a curicaca voltou da anestesia, foi bem cuidada e retornou a Santiago com a Dra. Eva.
Mas na quinta-feira, dia 07.05.2020 veio a falecer, não resistindo à gravidade do ferimento.

A ACPA agradece de coração aos Policiais da Brigada Ambiental que fizeram o resgate e procuraram o socorro, às voluntárias Eva, Alair e Patrícia, e a prestimosa equipe médica veterinária da UFSM já citada.
Ressaltamos a importância de resgatar o animal no momento que o encontra e buscar o socorro. Isto salva vidas, e quando não é possível, pelo menos o animal deixa a vida assistido e com dignidade.

Estamos vivendo uma época tão sensível, em que um vírus minúsculo está ceifando vidas humanas. Então que nós humanos aprendamos a respeitar a vida de todos os seres!

Nenhum comentário: