sexta-feira, 9 de junho de 2023

Alerta sobre a gripe aviária

Recentemente, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), confirmou a detecção de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres localizadas próximas à Lagoa da Mangueira, no município de Santa Vitória do Palmar. É o primeiro caso no Rio Grande do Sul desde a chegada do vírus na América do Sul e no Brasil.

A Seapi reforça que a infecção pelo vírus da gripe aviária em aves silvestres não afeta a condição do Estado e do país como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), não impactando o comércio de produtos avícolas. Não há risco no consumo de carne e ovos, porque a doença não é transmitida por meio do consumo.

Atenção: todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou através do Whatsapp (51) 98445-2033.

ACPA FAZ ALERTA

Conforme a médica veterinária Dra. Eva Müller, a qual também é voluntária da associação, foi decidido não receber, durante este período de alerta, aves silvestres que são resgatadas e encaminhadas ao mini zoo da família Cassol. 

COMO PREVENIR

Não tocar ou recolher aves suspeitas, doentes ou mortas

Evitar áreas que sejam locais propícios ao pouso de aves migratórias

Usar botas de borracha e luvas ao tratar de aves, tendo toda a higiene necessária

Lavar as mãos após manusear carne crua de aves

Entre outros cuidados

Nenhum comentário: